Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a saúde mental um dos desafios do milênio. Ainda de acordo com a OMS, 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente em decorrência da depressão e da ansiedade, gerando um custo de quase US$ 1 trilhão (R$ 5,1 trilhões, aproximadamente) para a economia global.
Em relatório divulgado em junho de 2022, a OMS revelou que 15% da população adulta em idade ativa sofreu algum tipo de transtorno mental em 2019 (cerca de um bilhão de pessoas).
Com a pandemia de COVID-19, iniciada no final de 2020, verificou-se um aumento de 25 % nos casos de ansiedade e de depressão no mundo todo, expondo como os governos estavam despreparados para lidar com o tema e revelando uma escassez global crônica de recursos para o tratamento de quadros de saúde mental.
Em 2020, segundo a OMS, foram gastos, em média, apenas 2% dos orçamentos de saúde em saúde mental – países de renda média o percentual foi de menos de 1%.
Nesse sentido, é crucial que as empresas dediquem esforços para cuidarem da saúde mental de seus colaboradores, uma vez que o ambiente laboral amplifica questões sociais que afetam negativamente a saúde mental, como discriminação, desigualdade, bullying e violência psicológica.
Saúde mental: como melhorá-la na empresa
As atuais diretrizes da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam, entre outras ações, treinamento de lideranças, atenção a comportamentos negativos e outros fatores que geram sofrimento no trabalho. Confira como colocar essas ações em prática na sua empresa para ajudar no bem-estar mental de seus colaboradores.
1. Fale abertamente sobre o assunto
Foi-se o tempo que temas ligados à saúde mental eram vistos como tabus. A partir da divulgação de materiais educativos, como informativos, realização de palestras, entre outras ações, você pode ajudar a remover estigmas que ainda giram em torno de quadros como ansiedade, depressão, síndrome de burnout e demais transtornos e doenças.
Isso ajuda pessoas que convivem com ansiedade e/ou depressão, por exemplo, a não terem medo de relatarem sobre suas condições clínicas e também quem convivem com elas a saberem qual é a melhor forma de abordá-las e evitar situações que possam gerar sofrimento para todos.
2. Ofereça treinamentos
Manter um calendário de treinamentos é uma importante estratégia para aprimoramento dos colaboradores – especialmente quando falamos de lideranças. Aposte em palestras, workshops, rodas de conversa e demais dinâmicas para treinar e trazer reflexões sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, entre outros assuntos que podem melhorar o relacionamento das equipes.
3. Crie canais de escuta
Seja uma plataforma digital ou física, os canais de denúncia são essenciais para a aplicação de mecanismos de compliance dentro das empresas. Além disso, o canal contribui para que a pessoa se sinta livre para fazer a denúncia e para trazer o seu relato sem a necessidade de se expor, tornando o canal uma valiosa ferramenta para a coleta de informações sobre possíveis condutas inadequadas de/entre colaboradores.
4. Estimule a prática de atividades físicas
Praticar atividades físicas é excelente para o bem-estar da mente e manter o cérebro ativo. Nem sempre o colaborador dispõe de tempo livre para uma rotina de exercícios ou se planeja para isso.
Por isso, é interessante trazer ações de incentivo à prática de atividades físicas durante o expediente, como a ginástica laboral, que não leva muito tempo, ou mesmo eventos extra expediente, como corridas e caminhadas de rua.
5. Ofereça cuidado profissional à saúde mental
O atendimento de profissionais especializados em saúde mental (psicoterapeutas ou psiquiatras, por exemplo) é essencial para o tratamento adequado de quem convive com ansiedade, crises de pânico, depressão, entre outros. Por isso, é importante possibilitar o acesso a esse tipo de profissional – seja por meio de parcerias com plataformas ou operadoras de seguros que ofereçam esse tipo de serviço de saúde.
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