Você sabe o que é?
13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse
Para aumentar o conhecimento da população em geral e também dos profissionais de saúde sobre a sepse, a organização internacional Global Sepsis Alliance (GSA) elegeu o 13 de setembro como o Dia Mundial de Combate à Sepse
A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente conhecida como septicemia ou infecção no sangue, hoje como infecção generalizada.
CHOQUE SEPTICO É um estágio mais avançado e mais grave da sepse. Ele acontece quando, apesar das medidas tomadas, o paciente não recupera a pressão arterial e não adequa o fluxo sanguíneo aos órgãos e sistemas.
Os resultados do estudo observacional nacional SPREAD foram alarmantes quanto a morbimortalidade da sepse nas UTI brasileiras. A morbimortalidade associada à doença chega a 50% dos casos no Brasil, revelando a importância de reforçarmos as recomendações mais atuais de manejo da doença.
Sinais sugestivos de infecção como febre ou diminuição da temperatura corporal, dificuldade para respirar, aumento da frequência cardíaca, sonolência, confusão mental, diminuição da produção de urina, pressão mais baixa que o normal, entre outros, devem ser prontamente valorizados, pois já denotam um comprometimento orgânico importante. Neste caso, deve-se procurar um serviço médico com urgência.
A sepse quando não tratada pode levar ao óbito por falência de múltiplos órgãos.
O diagnóstico precoce e início imediato do tratamento, são medidas fundamentais para o controle da sepse e suas complicações. Em geral, o acompanhamento é realizado em unidades de terapia intensiva com antibióticos de largo espectro por via endovenosa.
Respeite os seguintes princípios e evite contrair infecções que possam promover uma resposta inflamatória sistêmica:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
- Manter o esquema de vacinação das crianças atualizado;
- Evitar a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos;
- Não interromper o tratamento antes do prazo prescrito pelo médico;
Lembrar sempre que a febre em crianças funciona como um sinal de alerta para procurar orientação a médica.
Fontes:
-INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE
– Hospital Albert Einstein
– PEBMED
– Hospital Sírio Libanês
– DR. DRAUZIO VARELLA
– Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE
Associação de Medicina Intensiva Brasileira
Conselho Federal de EnfermagemGlobal Sepsis Alliance (GSA)
A companhia, que foi indicada pela segunda vez ao prêmio Top of Mind RH em 2021 e tem mais de 300 funcionários, 200 grupos empresariais como clientes.
A atenção e cuidado que a BenCorp trata seus clientes demonstra claramente que seu trabalho vem se materializando em grandes realizações, como crescimento acima dos 50% nos três últimos anos, a conquista de grandes parceiros como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros.
Dentro do trabalho consultivo prestado pela BenCorp existem quatro drivers: consultoria, gestão de risco, gestão de saúde e medicina ocupacional. Essa equação entrega informações valiosas, como um mapa estratégico da saúde dos beneficiários. A partir disso, são estratégias para regular a taxa de sinistralidade, identificar os tipos de uso do plano (maiores utilizadores/gastos), dentre outras.
A BenCorp está presente no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.