A depressão e seus reflexos

Estamos numa sociedade produtora de depressão – Psicólogo Leonardo Abrahão

Nossa vida não segue um padrão, especialmente nos sentimentos que temos. Todos os dias acontecem coisas que podem alterar nosso humor, afetam nossos pensamentos, causam algum impacto, até mesmo influenciando nosso comportamento com outras pessoas e isso reflete na vida. Portanto, é normal termos sentimentos de tristeza ou estar para baixo, sem ânimo ou entusiasmo em alguns momentos. O que acontece é que isto vem crescendo assustadoramente, ou seja, este cenário está se tornando cada vez mais recorrente e duradouro na vida das pessoas, evoluindo para quadros depressivos.

Uma desordem no campo emocional pode refletir em muito mais do que um dia ruim. A depressão é considerada uma doença silenciosa, perigosa e real. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com a depressão.

A depressão já é considerada o mal do século e as estatísticas apontam para um futuro sombrio caso não olharmos com atenção para a saúde mental. De acordo com a OMS, até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.

O que é a depressão?

A depressão é resultado de uma combinação de fatores que interagem entre si, tem origem em fatores biológicos e psicológicos e acrescido de condições sociais. Como não existem fatores específicos para o surgimento da depressão, podem haver mais de uma causa, mas em geral surgem em pessoas que sofreram com algum fato calamitoso, como por exemplo: desemprego, problemas familiares, abandono, luto, entre outros.

Em geral, as pessoas com episódios depressivos podem apresentar alguns sintomas, como uma tristeza profunda, que em geral não tem uma razão específica, mesmo quando suas vidas estão bem. Além disso, pode haver influência no sono e no apetite. O cansaço e a falta de interesse também são indícios da depressão, porque o indivíduo abandona as atividades que mais costumava realizar sem motivo, apenas por não querer mais sair de casa e se relacionar com outras pessoas, causando um isolamento social. A insegurança, falta de confiança, medo de encarar os desafios diários, como o trabalho, podem acarretar consequências mais complexas, podendo criar um sentimento de imprestabilidade.

No pior cenário da depressão, surgem os pensamentos mais perigosos: o desejo de morte. Isso acontece quando o transtorno mental afeta tanto a vida do indivíduo, que ele já não enxerga solução alguma e vê na própria morte a saída para acabar com qualquer sofrimento. Este sentimento de incapacidade é tão grande que pode superar o desejo de viver da pessoa.

A depressão tem cura?

É essencial que, percebendo a persistência dos sintomas, seja em você mesmo ou em outras pessoas, seja direcionado a um profissional de psiquiatria ou psicologia. Em todos os casos de depressão, o tratamento é possível. Na grande maioria dos casos a psicoterapia pode diminuir os sintomas, aliviando a carga e permitindo que a pessoa retome o comando da própria vida, seguindo com suas atividades.

A psicoterapia consiste no tratamento realizado por um psicólogo que irá trabalhar questões internas que irão desdobrar a origem do problema e todas as camadas que o permeiam, procurando uma maneira de superar gradativamente todos os traumas e efeitos psicológicos. O psiquiatra tem atuação mais imediata, fornecendo meios para reduzir o impacto negativo da depressão com uso de medicamentos e tratamento específico. A combinação destes tratamentos são ideais para recuperar o estado de depressão.

A BenCorp preocupa-se com a saúde emocional dos colaboradores de seus clientes e por isso tem buscado parcerias para auxiliar nessas fases difíceis. E para aqueles que precisam, existem grupos de apoio que podem auxiliar, como o CVV (Centro de Valorização da Vida). Se você conhece alguém ou se você está passando por algum momento de dificuldade, não hesite em pedir ajuda.

Fale Com a BenCorp

Fale Com a BenCorp

Serviço:

A BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promovendo bem-estar aos colaboradores e reduzindo custos com saúde para empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *