Aprenda como manter um estilo de vida mais saudável para conquistar bem-estar no seu dia a dia e reduzir o risco de desenvolver doenças
Em mais uma edição do Ben+Saúde, evento da BenCorp que tem como objetivo estimular hábitos saudáveis para uma vida mais plena e com mais bem-estar, colaboradores de diversas empresas participaram de um bate-papo com Tamires Duarte, Nutricionista do Grupo LAC44, e Antônio Almeida, ultramaratonista que passou dos 118 para os 65 quilos, após a adoção de hábitos mais saudáveis, manutenção de uma alimentação mais balanceada e a prática da corrida como seu esporte de vida.
Segundo Tamires, uma alimentação equilibrada vai além da nutrição dos tecidos do corpo e da manutenção das funções vitais do organismo. Ademais, comer bem ajuda na redução da irritabilidade, estresse, dor de cabeça, unhas fracas, cansaço e sono, que são sintomas típicos de um organismo desequilibrado.
Para a nutricionista, o importante é comer comida de verdade. “Evite ao máximo os ultraprocessados. Lembre-se de descascar mais e desembalar menos! Cozinhe mais e não se esqueça: uma alimentação saudável demanda tempo. Organize-se para cozinhar e dedicar o tempo que a sua alimentação merece”, afirmou.
Evento ocorreu on-line e contou com a participação de 45 pessoas
Aprenda a montar um prato saudável
Ainda durante o bate-papo, Tamires ensinou como fazer a montagem de um prato saudável e equilibrado. “O importante é montar o prato do almoço e jantar seguindo as seguintes proporções: 50% de vegetais + 25% de cereais ou raízes + 25% de proteína animal e/ou vegetal. Também se faz importante consumir a quantidade mínima de frutas, legumes e verduras recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde): 5 porções ao dia (em torno de 400g).
Sugestão de cardápio para o dia a dia
Tamires preparou uma sugestão de cardápio que se encaixa na rotina do dia a dia e que tem os nutrientes necessários para a prática de uma boa alimentação e também para a conquista de energia e disposição. Vale lembrar que o cardápio abaixo é uma referência de uma alimentação saudável, que pode ser indicado de maneira geral, mas não retira a necessidade de consulta com um especialista.
CAFÉ DA MANHÃ
-
- Vitamina de fruta com leite de vaca ou vegetal
-
- Aveioca (ou pão ou tapioca ou cuscuz ou raízes)
-
- Patê de grão-de-bico ou ovos mexidos
ALMOÇO
-
- Salada de alface, tomate e pepino
-
- Arroz integral
-
- Feijão carioca
-
- Peixe grelhado ou Tofu mexido
-
- Brócolis cozido
-
- Cenoura cozida
-
- Manga
LANCHE DA TARDE
-
- Banana
-
- Pasta de amendoim ou iogurte
-
- Coco fresco
JANTAR
-
- Sopa de legumes com ervilha ou frango
-
- Fruta de sua preferência
Dos 118 aos 65 quilos
Antônio Almeida, idealizador do projeto Eu sou da Corrida, foi o segundo palestrante da tarde e compartilhou sua história de sucesso de ter se transformado de uma pessoa com obesidade em um ultramaratonista que já correu mais de 400 provas oficiais. Com a adoção de hábitos saudáveis e uma alimentação adequada, Antônio passou dos 118 para 65 quilos, adequando seu peso e ganhando força e vitalidade para garantir a prática de seus exercícios físicos.
Em seu currículo, Antônio carrega mais de 200 palestras – impactando mais de 20 mil pessoas, além de ter corrido até mesmo nos 3 maiores desertos do mundo: Deserto de Atacama, Deserto do Saara e Deserto da Jordânia. Antônio viajou por 04 continentes para cumprir suas provas, atravessando, inclusive, temperaturas extremas, como sua passagem de 10 dias em Ushuaia (Argentina) com temperatura a menos de 10 graus e deserto da Jordânia em Petra com mais 40 graus.
Durante sua apresentação, Antônio destacou a necessidade de acreditar em si mesmo como ponte para conquistar uma vida mais saudável e ressaltou a divisão dos dias em 3 partes para conquistar uma vida com mais equilíbrio, sendo: 1/3 para descanso, 1/3 para trabalho e 1/3 para atividades cotidianas, como esportes, alimentação, locomoção, lazer, entre outras.