Seja brincando com fogo em fogueiras em festas juninas, fazendas ou em casa, brincar com fogo é sempre um perigo! Já falamos sobre os perigos de pular uma fogueira ou ficar muito perto dela, e agora falaremos também sobre os perigos de bombinhas, fogos de artíficios, balões e os cuidados com queimaduras em casa, principalmente com crianças.

 

OS PERIGOS DAS BOMBINHAS

Como todos os outros fogos de artifício, as bombinhas são muito comuns em comemorações de vitórias esportivas e festas juninas. Geralmente confeccionadas artesanalmente, estão sujeitas a defeito de fabricação e funcionamento. Um mínimo defeito pode ser fatal, podendo arrancar um dedo e até a mão.

O ideal é não mexer com fogos de artifício ou, quando estiver perto, tome os seguintes cuidados:

Mexer com pólvora é coisa para especialistas. A bombinha acesa deve ser atirada longe, para que a pessoa que acendeu e as demais fiquem distantes do local da explosão. Nunca atire uma bombinha em um colega!

 

Conselhos para a família:

OS PERIGOS DOS BALÕES

Você já parou para pensar no perigo de soltar balões? Para quem não sabe, os balões são aquelas estruturas de papel que, com o calor do fogo, sobem até sumirem no horizonte. Porém, como tudo que sobe desce, os balões descem em cima de casas, indústrias e matas, provocando catástrofes e destruindo a natureza.

Jamais solte balões! Soltar balões é crime e os infratores estão sujeitos ás penas previstas por lei.

Balões podem queimar quem está acendendo e quem está por perto a soltar balão. Um simples passatempo não vale o risco da destruição que ele pode causar. Nada mais sadio do que brincar com populares balões de gás, também conhecidos como bexigas. Além de serem divertidos, ninguém se machuca.

 

Conselhos para a família:

 

ACIDENTES DOMÉSTICOS

Os acidentes domésticos causados por queimaduras, são as principais causas de procura aos serviços de saúde. Ocasionados durante o preparo dos alimentos ou até mesmo, pelo manuseio de panelas. As principais vítimas desses acidentes são crianças e adolescentes.

 

 

 

Em caso de acidentes

 

Fontes:

http://blog.saude.mg.gov.br/2017/06/06/curiosidade-como-agir-em-caso-de-acidentes-com-queimaduras/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/52707-festas-juninas-e-ferias-aumentam-estatisticas-de-acidentes-com-queimaduras

http://www.proqueimados.com.br/prevencao_manual.asp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *