Além de influenciar a saúde geral, a alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite. Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.
Quando você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam seus dentes. Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando você comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
Os biscoitos, bolos, doces e refrigerantes, que possuem muito açúcar podem provocar cárie se você não tomar conta disso. Entenda como o açúcar pode afetar a saúde dental da sua família e o que pode ser feito para prevenir.
Ataques ácidos
Quando você come ou bebe alimentos açucarados – refinados, processados ou em forma de carboidratos – você está alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
Escolhas alimentares sensatas
O que você pode fazer para proteger sua família desses ataques ácidos? Eliminar açúcares completamente da dieta da sua família não é uma realidade, pois a maioria de seus alimentos contém alguma forma de açúcar ou amido. No entanto, você ainda pode controlar a quantidade de açúcar que você e sua família consomem e reduzir o tempo que seus dentes ficam expostos aos ácidos bacterianos. Considere os seguintes ajustes na dieta:
- Consuma uma dieta nutritiva e equilibrada de grãos, frutas, legumes, proteínas e laticínios com baixo teor de gordura.
- Verifique nos rótulos dos alimentos se há açúcares “escondidos”.
- Limite a frequência dos lanches entre as refeições.
- Evite alimentos açucarados pegajosos, que ficam na boca por um longo tempo.
- Ofereça lanches saudáveis, como queijo, frutas, iogurte, manteiga de amendoim, leite com chocolate e pastilhas sem açúcar.
- Guarde as guloseimas açucaradas para o final de uma refeição ou para antes de uma sessão de escovação dos dentes em vez de ingeri-las durante todo o dia.
- Substitua os sucos de fruta e os refrigerantes ricos em açúcar por água.
Uma boa higiene bucal é uma boa defesa
Escovar bem os dentes depois de comer elimina os alimentos açucarados e as bactérias existentes. Usar o fio dental uma vez por dia elimina os alimentos alojados entre os dentes – local privilegiado para as bactérias se esconderem. Para aqueles momentos em que você não está em casa para remover esses resíduos de alimentos, utilize as, escovas de dente portáteis, que pode ser levada para o trabalho ou colocada na lancheira do seu filho. Faça com que sua família use creme dental com flúor como uma defesa adicional para fortalecer os dentes, tornando-os mais resistentes a ácidos prejudiciais no futuro.
Cuidados preventivos e Detecção Precoce
Agende consultas regulares e limpeza com um dentista para toda a sua família; dessa forma, quaisquer sinais de desmineralização do dente podem ser descobertos e cuidados logo no início. Alguns dentistas podem recomendar colocar selantes nos primeiros molares permanentes das crianças assim que eles aparecerem na boca. Essa camada fina atua como uma barreira sobre a superfície de mastigação do dente, e protege-a dos ácidos causadores da cárie. Outras medidas preventivas para crianças incluem tratamento com flúor e vernizes.