O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) é “Tabaco e Doença Cardíaca”. Ele tem como objetivo aumentar a conscientização sobre:

• A ligação entre tabaco e doenças do coração e outras doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo;

• Os riscos para a saúde do coração que o tabaco representa;

• O impacto que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo têm sobre a saúde cardiovascular;

• As oportunidades que o público, governos e sociedade civil têm para assumir compromissos, a fim de promover a saúde do coração, protegendo as pessoas contra o uso de produtos de tabaco.

 

Tabagismo

O tabagismo é reconhecido como uma doença, que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como o álcool, a cocaína e a heroína. A dependência se dá, pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco.

A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, além de mais 43 substancias cancerígenas, sendo: arsênio, níquel, chumbo, e substancias radioativas.

Algumas dessas substâncias, também são conhecidas como potenciais irritantes, pois produzem irritação nos olhos, nariz e na garganta. Assim sendo, o tabagismo é causa de aproximadamente 50 doenças, tais como o câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados ás doenças crônicas não transmissíveis. O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doenças pulmonar crônica, 30% por diversos tipos de câncer e 25% por doenças cerebrovasculares.

No Brasil, desde o fim da década de 1980 foi instituído o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) através do INCA. O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequentemente a morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. Além disso, o programa se destaca na articulação para implementar a educação, comunicação, treinamento e conscientização do público para o controle do tabagismo.

Tendo em vista a promoção da saúde da população, o PNCT desenvolve ações centrais, que são: prevenir a iniciação e incentivar a cessação do tabagismo, sejam elas em crianças, adolescentes, jovens, mulheres, população com pouca escolaridade e demais adultos. A proposta é mostrar os malefícios que o tabagismo proporciona a saúde, não somente do usuário, mas também dos que convivem com os fumantes.

A OMS, instituiu a data de 31 de Maio como: O dia Mundial de Combate ao Tabagismo, afim de conscientizar e refletir sobre esta epidemia global. Por mais difícil que seja, é possível parar de fumar. Quando a pessoa deixar de fumar, os resultados são surpreendentes:

Então, se você fuma, tome logo uma decisão, pois quanto mais cedo você parar de fumar, mais benefícios terá. Não se arrisque, conquiste sua liberdade e viva a vida sem cigarro. Quem não fuma tem muito mais disposição.

Fontes: http://www2.inca.gov.br / http://portalsaude.saude.gov.br / www.ans.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *