Hepatites Virais

Nas últimas semanas de abril deste ano de 2022, ouvimos notícias ao redor do mundo sobre casos de Hepatites Agudas de origem desconhecida. Os casos estão disseminados, principalmente, pela Europa e aflige mais crianças e adolescentes.

Os novos casos não apresentam os vírus normalmente responsáveis ​​pela inflamação aguda do fígado –hepatite A, B, C, D e E. Segundo a OMS, 17 crianças precisaram de transplantes de fígado como resultado da doença recente e uma criança morreu.

Hepatites Virais

Mas, afinal o que é a Hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Pode causar alterações leves, moderadas ou graves, podendo ser aguda ou crônica.

Geralmente silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.  Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Existem 5 tipos de Hepatites: A, B, C, D e E. No entanto, os tipos mais frequentes são as Hepatites A, B e C, vamos entender como diferenciar.

Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. O vírus fica incubado entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas. Quando aparecem os mais comuns são: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas.

Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Acometem, geralmente, usuários de drogas injetáveis, pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável, em sessões de depilação, tatuagem ou no dentista com materiais não esterilizados.

O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha, e por transmissão vertical durante o parto. Frequentemente, os sinais das hepatites B e C podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vírus.

Quando aparecem, os sintomas são muito similares aos da hepatite A, mas ao contrário desta, a B e a C podem evoluir para um quadro crônico e então para uma cirrose ou até câncer de fígado.

Hepatite D (Delta): é um RNA subvírus pequeno, esférico e incompleto, que precisa do vírus da Hepatite B para se replicar. A hepatite D crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose e um risco aumentado para câncer de fígado e morte. Sua forma de infecção é semelhante a Hepatite B. No Brasil, a maior quantidade dos casos está na região norte (Amazonas e Acre).

Hepatite E: O vírus causa hepatite aguda de curta duração. Na maioria dos casos, é uma doença de caráter benigno. Porém, a hepatite E pode ser grave na gestante e, raramente, causar infecções crônicas em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência. Não temos notificações significativas no Brasil, acomete infecções mais na Ásia e África.

Como prevenir?

Para prevenir a Hepatite A e E é importante melhorar as condições de higiene e saneamento básico, como:

  • Lavar as mãos
  • Higienizar alimentos antes de consumir, principalmente os crus
  • Não tomar banho ou brincar perto de enchentes ou próximo de esgotos
  • Usar preservativos e higienizar as mãos, genitália, períneo e região anal antes e depois das relações sexuais

O Vírus da Hepatite B e C tem sua transmissão por meio de sangue. Para prevenir:

  • Evite o compartilhamento de seringas
  • Usar camisinha nas relações sexuais, seja vaginal ou anal
  • Certifique-se que os materiais utilizados no dentista, sessão de tatuagem, piercing, manicure estão esterilizados

Ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS, nas Unidades Básicas de Saúde. A Hepatite D depende da Hepatite B para ocorrer, a vacina contra a Hepatite B é sua melhor forma de prevenção.

Já a hepatite C não dispõe de uma vacina que confira proteção. Contudo, há medicamentos que permitem sua CURA.

A prevenção é sempre o melhor cuidado, seja consciente e previna-se!

Em caso de suspeita de infecção, o exame é realizado de forma gratuita pelo SUS.

Fontes:

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites-virais

https://bvsms.saude.gov.br/hepatite/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hepatites_abcde.pdf

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/oms-confirma-169-casos-de-hepatite-de-origem-desconhecidahttps://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2022-04/quase-200-casos-de-hepatite-aguda-grave-sao-registrados-em-criancas

Orgulho de Ser Ben

Fundada em 2008, a BenCorp é uma Healthteck de Gestão Integrada de soluções em benefícios de saúde e segurança do trabalho, possuímos mais de 500 mil vidas atendidas e atuamos de forma customizada avaliando todos os pontos que podem gerar redução de custos, aplicando as melhores ferramentas e práticas do mercado sempre buscando inovação e novas tecnologias que possam agregar valor aos nossos clientes.

Tudo isso alinhado a uma visão 360º na gestão da saúde de seus colaboradores, conectando dados ocupacionais, de qualidade de vida e de sinistralidade do plano de saúde em busca de melhores benefícios e menos custos, levando facilidades e oportunidades para as áreas que gerenciam estas linhas de negócio.

Acreditamos que podemos agregar valor com a aplicação dos nossos pilares (Consultoria, Health, Risk e Ocupacional), replicando cases de sucessos que possuímos em nossa carteira.

Estamos presentes no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.