Você sabia que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) metade da população mundial é afetada por doenças bucais? Sendo as cáries a mais comum de todas?

Isso pois, infelizmente, acabamos desconsiderando o papel fundamental da saúde bucal na manutenção da saúde do nosso organismo como um todo, além de ser o maior orifício do nosso corpo em contato com o ambiente externo, sendo porta de entrada para várias bactérias e outro microorganismos prejudiciais à saúde, daí parte da importância de mantê-la limpa. Vale lembrar que o fumo, o consumo de álcool e uma maus costumes alimentares estão diretamente atrelados ao desenvolvimento de doenças bucais.

Agora, vou apresentar para vocês quais são as principais doenças e vou falar um pouco sobre cada uma delas. As doenças mais comuns são: 

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.

– Mau hálito: tem várias causas, podendo ser: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins. A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual; essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Há várias formas de prevenção que podemos incluir em nossa rotina diária para garantir uma boa saúde bucal, por exemplo: escovar os dentes de forma adequada utilizando o fio dental, isso evita a formação da placa bacteriana; limpeza da língua com raspador ou escova de dentes; evitar o consumo excessivo de doces em sua dieta diária; utilização de cremes dentais fluoretados; evitar o uso de próteses mal ajustadas; evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas; ir ao dentista regularmente e fazer a limpeza nos dentes.

Com relação ao tratamento, estes são extremamente diversos, por isso é sempre importante manter um contato regular com o profissional da saúde odontológico para que ele possa diagnosticar corretamente e indicar o tratamento mais seguro e apropriado para o seu tipo de doença. Vale ressaltar que as informações aqui retratadas são apenas para fins de conscientização e apenas o profissional habilitado pode diagnosticar e tratar as doenças aqui citadas.

Obrigada pela atenção!

E lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Fontes:

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/carie/

https://bvsms.saude.gov.br/saude-bucal

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/saude-bucal https://sorria.dentalprev.com.br/planejamento-2022-priorize-a-sua-saude-bucal/

Orgulho de Ser Ben

Fundada em 2008, a BenCorp é uma Healthteck de Gestão Integrada de soluções em benefícios de saúde e segurança do trabalho, possuímos mais de 500 mil vidas atendidas e atuamos de forma customizada avaliando todos os pontos que podem gerar redução de custos, aplicando as melhores ferramentas e práticas do mercado sempre buscando inovação e novas tecnologias que possam agregar valor aos nossos clientes.

Tudo isso alinhado a uma visão 360º na gestão da saúde de seus colaboradores, conectando dados ocupacionais, de qualidade de vida e de sinistralidade do plano de saúde em busca de melhores benefícios e menos custos, levando facilidades e oportunidades para as áreas que gerenciam estas linhas de negócio.

Acreditamos que podemos agregar valor com a aplicação dos nossos pilares (Consultoria, Health, Risk e Ocupacional), replicando cases de sucessos que possuímos em nossa carteira.

Estamos presentes no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.