Saúde Emocional

Setembro é o mês prevenção ao suicídio. O Brasil tem uma média de dez mil suicídios por ano, quando falamos em valores mundiais esse número ultrapassa um milhão.

As razões para buscar essa alternativa são as mais variadas. Embora diversas, sempre vêm de lugar de muito acúmulo, seja dor emocional, desespero financeiro, perdas amorosas e outras perdas com as quais o não consiga conviver ou confrontar.

É importante identificar esses sentimentos negativos, pois várias situações requerem atenção e até acompanhamento constante. Entender esses sintomas pode ajudar a evitar esse desejo de findar com sua vida.

Os distúrbios emocionais que mais acometem vítimas de suicídio ou tentantes, são:

ü  Depressão

ü  Transtorno relacionado ao abuso de substâncias ilícitas e álcool

ü  Mulheres e a auto comparação

ü  A problemática das redes sociais

Depressão ainda é o principal motivo. Aprenda a identificar esse sintoma e como prevenir:

ü  Converse com alguém de sua confiança sobre seus sentimentos;

ü  Procure ajuda. Seu profissional de saúde ou médico local são um bom lugar para começar;

ü  Permaneça conectado(a). Mantenha contato com familiares e amigos;

ü  Faça exercícios regularmente, mesmo que seja apenas uma curta caminhada;

ü  Mantenha hábitos alimentares e de sono regulares;

ü  Evite ou restrinja a ingestão de álcool e abstenha-se de usar drogas ilícitas; estas podem piorar a depressão;

ü  Continue fazendo coisas que você sempre gostou, mesmo quando não está com vontade;

ü  Esteja atento aos pensamentos negativos persistentes e à autocrítica e tente substituí-los por pensamentos positivos. Parabenize-se por suas conquistas.

Algo novo que surgiu com o avanço tecnológico, foi a problemática das redes sociais. Ao mesmo tempo que a “vida online” facilita e aproxima, ela também gera conflitos, medos e insegurança. No mundo virtual, cada pessoa pode expor sua opinião identificada ou anônima com total liberdade. Isso é perigoso, gera conflitos, discussões exacerbadas e destrutivas, afetando a autoestima em um ambiente tóxico. Mesmo a internet precisa ser utilizada com muita prudência e responsabilidade para evitar essas situações.

Fundado em 1962, o Centro de Valorização a Vida (CVV), é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Precisa conversar, acione o CVV. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Seu anonimato será respeitado e terá sigilo de tudo que for dito. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional. 

Falar é sempre a melhor opção!

Fundada em 2008, a BenCorp é uma Healthteck de Gestão Integrada de soluções em benefícios de saúde e segurança do trabalho, possuímos mais de 500 mil vidas atendidas e atuamos de forma customizada avaliando todos os pontos que podem gerar redução de custos, aplicando as melhores ferramentas e práticas do mercado sempre buscando inovação e novas tecnologias que possam agregar valor aos nossos clientes.

Tudo isso alinhado a uma visão 360º na gestão da saúde de seus colaboradores, conectando dados ocupacionais, de qualidade de vida e de sinistralidade do plano de saúde em busca de melhores benefícios e menos custos, levando facilidades e oportunidades para as áreas que gerenciam estas linhas de negócio.

Acreditamos que podemos agregar valor com a aplicação dos nossos pilares (ConsultoriaHealthRisk e Ocupacional), replicando cases de sucessos que possuímos em nossa carteira.

Estamos presentes no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.

 

Fontes