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Tudo que você precisa saber sobre Medicina Ocupacional

Tudo que você precisa saber sobre Medicina Ocupacional

Medicina Ocupacional: o que é? 

A medicina ocupacional, também conhecida como medicina do trabalho ou saúde ocupacional, consiste em uma modalidade específica da medicina voltada para os cuidados e políticas de bem-estar e à saúde dos trabalhadores de uma empresa. 

De acordo com a lei nº 6.514/77, as empresas são obrigadas a: 

  • Cumprirem as normas de segurança e medicina do trabalho; 
  • Instruírem os colaboradores sobre as precauções necessárias para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. 

 

Por que é importante? 

O objetivo da medicina ocupacional é proporcional um ambiente de trabalho saudável e uma melhor qualidade de vida ao trabalhador. 

Nesse sentido, a medicina ocupacional tem papel fundamental para a vida do trabalhador – e para as empresas.  

É através da realização de exames ocupacionais (admissional, periódico e demissional), mapeamento de doenças crônicas, gestão do absenteísmo, entre outros componentes, que a empresa se mantém atualizada sobre a saúde de seus funcionário e possíveis intervenções para que colaborador e companhia possam ter o melhor rendimento de ambos. 

Segurança e Saúde do Trabalho: siglas importantes e significados 

Dentro da atuação da medicina ocupacional, há diversas siglas que são fundamentais para a operação e efetividade da Segurança e Saúde do Trabalho. Confira quais são e seus significados: 

ASO 

O Atestado de Saúde Ocupacional é um dos documentos mais importantes da medicina do trabalho no que se refere ao monitoramento de saúde e bem-estar do trabalhador. É a partir dele que uma empresa saber se o funcionário está apto ou não para as suas funções designadas a ele. 

Atualmente, a formatos de ASO: 

  • ASO admissional: emitido no processo de contratação de um funcionário; 
  • ASO periódico: emitido, normalmente, a cada dois anos para atestar se o funcionário pode ou não estar na função; 
  • ASO demissional: emitido no processo de demissão de um funcionário; 
  • ASO de mudança de função: emitido toda vez que um funcionário passa por uma mudança de função; 
  • ASO de retorno ao trabalho: emitido sempre que um funcionário afastado retorna às suas funções.

PGR 

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) faz parte do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais do Governo Federal. O programa foi criado com a NR-1, com objetivo de promover a “melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas”. 

São obrigadas as emitir o PGR todas as empresas com trabalhadores no regime CLT, sendo dispensado apenas quem é MEI e microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2. 

Para a efetividade do PGR, a empresa deve emitir, no mínimo, os seguintes documentos: 

  • Inventário de Riscos Ocupacionais: que compreende a Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos e visa estabelecer a necessidade de medidas de prevenção a tais riscos; 
  • Plano de Ação: estabelecimento das medidas de prevenção (introdução e aprimoramento), para eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais. 

 

PCMSO 

De acordo com a NR-7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é parte integrante do conjunto de iniciativas para promover o bem-estar, saúde e segurança do trabalhador. Trata-se de um programa implementado a partir das informações que contam no PGR. Nesse sentido, PGR e PCMSO são complementares. 

Anualmente, as empresas devem emitir um relatório PCMSO considerando os riscos ocupacionais identificados. Nesse documento deve constar: 

Possíveis agravos à saúde relacionados aos riscos ocupacionais identificados e classificados no PGR; 

Planejamento de exames médicos clínicos e complementares necessários, conforme os riscos ocupacionais identificados; 

Critérios de interpretação e planejamento das condutas relacionadas aos achados dos exames médicos. 

O relatório PCMSO deve ser de conhecimento de todos os médicos e profissionais de saúde e segurança do trabalho responsáveis pela emissão de atestados e demais documentos associados. 

 

CAT 

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um serviço com o objetivo de informar o sistema do governo sobre um acidente de trabalho ou de trajeto, assim como uma doença ocupacional. 

O documento é usado pelo INSS, mas também por diferentes órgãos dos governos para a realização de levantamento de estatísticas sobre acidente de trabalho e possíveis ações para a redução deles. 

 

eSocial 

O eSocial é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo trazer um sistema de único de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias de trabalhadores que atuam no Brasil. 

Isso inclui vínculos trabalhistas, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. 

O principal objetivo do eSocial é reduzir custos e tempo das empresas nas demandas cadastrais de cerca de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

 

PPP

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que registra a trajetória laboral do trabalhador, detalhando suas atividades, exposição a agentes nocivos e dados sobre saúde e segurança no trabalho.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que contém:

  1. Dados Administrativos: Informações sobre o trabalhador e a empresa.
  2. Registro de Funções: Descrição das atividades desempenhadas pelo trabalhador.
  3. Exposição a Riscos: Detalhamento dos agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho e o tempo de exposição.
  4. Medidas de Controle: Informações sobre os equipamentos de proteção e medidas adotadas para minimizar riscos.
  5. Histórico de Saúde: Resultados de exames médicos ocupacionais e informações sobre a saúde do trabalhador.
  6. Responsáveis Técnicos: Identificação dos profissionais responsáveis pelas informações no documento.

O PPP é essencial para a aposentadoria especial e para a comprovação de exposição a agentes nocivos.

 

 

SOC 

O SOC é um software de Saúde e Segurança do Trabalho utilizado, atualmente, para a gestão de documentos, dados e demais informações úteis sobre a vida do trabalhador e sua saúde ocupacional. 

Porém, o SOC não é o único modelo disponível no mercado. A Onyma, por exemplo, oferece também o controle de ASO, gráficos e relatórios populacionais da saúde ocupacional da sua empresa, além de agendamento de exames de forma simples e prática. 

 

SESMT 

Os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) estão descritos na NR-4 e preveem a obrigatoriedade de profissionais do setor para a garantia da saúde e segurança do trabalho. 

De acordo com a NR-4, o SESMT deve ser composto por: 

  • Médico(a) do trabalho; 
  • Engenheiro(a) de segurança do trabalho; 
  • Técnico(a) de segurança do trabalho; 
  • Enfermeiro (a) do trabalho e auxiliar/técnico em enfermagem do trabalho. 

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