Na tarde da última terça-feira (2), aconteceu a palestra on-line Ben+Saúde “Dicas práticas para o meu bem-estar no trabalho o bate-papo”. Apresentado pela enfermeira de saúde ocupacional da BenCorp, Fernanda Monteiro, o bate-papo focou em orientações sobre melhorias do bem-estar de colaboradores no ambiente do trabalho.
De acordo com Fernanda, pensar em bem-estar significa um estado de satisfação que envolve pelo menos três aspectos: físico, social e mental. Ao entrelaçar esses três tópicos, a enfermeira ocupacional destacou que quando a vida profissional não está bem, a pessoal também – e vice-versa.
Isso envolve cuidados como a prática de exercícios físicos, manutenção de relacionamentos interpessoais, com a saúde mental… Até mesmo aquele cafezinho no meio do expediente, bom para levantar, esticar as pernas e sair da frente do computador.
Mas é preciso atenção. “O café é um estimulante. E não só ele, mas todas as bebidas com cafeína, como o chá preto”, alertou Fernanda aos colaboradores de diferentes empresas atendidas pelo Grupo LAC44, como Grupo GPS, Mercedes-Benz Brasil, Alfa Laval, entre outros.
Ao longo da conversa, a especialista passou algumas dicas práticas para quem deseja melhorar o bem-estar no trabalho. De acordo com Fernanda, vale a pena manter as seguintes ações em seu ambiente laboral:
- Proatividade: a disponibilidade para ajudar na solução de problemas favorece o seu desenvolvimento pessoal e de sua equipe;
- Confiança: esse sentimento possibilita ganhar maior espaço, pois você atuará como elemento de apoio a cada um e saberá o momento e a forma de contar com cada colaborador;
- Interação da equipe: para chegar ao objetivo final, os resultados não são alcançados por apenas uma pessoa. É importante que você compartilhe o conhecimento com o outro;
- Autoconhecimento: trace objetivos de vida mais definidos, o conhecimento sobre a distinção do que é necessário, importante e o que é mais gostoso/preferível fazer;
- Rotina: estabeleça horários para realizar atividades que promovam bem-estar pessoal;
- Foco: muito necessário para que você consiga desempenhar as tarefas de um modo mais centrado e rápido, mas também para que você tenha uma melhor qualidade de vida.
Além disso, a enfermeira ocupacional também indica uma boa higiene do sono, alimentação saudável, hidratação constante, mindfulness, entre outras formas de alivio do estresse e de cuidados com o corpo.
Gostou? Fique de olho em nossa agenda de eventos para mais conteúdos como esse. Aproveite para entrar em contato com nossos executivos de relacionamento pela Central de Atendimento para mais informações sobre benefícios, medicina ocupacional e outros serviços para a sua empresa.